O que é Migração Digital?
- Pri Santos
- 27 de jun. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de set. de 2020

Pois bem, com certeza você já ouviu falar em migração digital mas não sabe ao certo do que se trata, hoje nós da Tunnel, vamos te explicar exatamente o que significa Migração Digital e a urgência da sua empresa se passar por tal processo e lucar muito no mundo da internet. Então vamos lá para a explicação.
O que é Migração Digital?
A migração digital segue o mesmo raciocínio de qualquer outro tipo de migração, como por exemplo: a migração de pessoas e a migração dos pássaros, o que esse acontecimento tem em comum é que são pessoas, animais e até mesmo empresas buscando uma qualidade de vida melhor, com mais recursos e facilidades.
Muitas empresas já estavam migrando seus negócios ou parte deles para o mudo digital, e a pandemia de um dia para o outro simplesmente obrigou os negócios e migrarem suas atividades, então muitas empresas passaram a usar a internet para continuar resolvendo problemas já conhecidos dos seus clientes.
Por exemplo: se você tem uma academia, e foi surpreendido com uma pandemia mundial, certamente você teve que lidar com o fechamento do seu estabelecimento e consequentemente a perda de muitos alunos, porém, com a mesmas despesas e folha de pagamento. Isso aconteceu realmente, não foi?
O que muitos vimos nesses últimos dias foram negócios de todos os segmentos tendo que migrar para a internet para tentar minimizar as perdas, usando ainda o exemplo da academia, muitas delas passaram a dar aulas online de dança, ginástica, e outras modalidades, muitas delas começaram a alugar equipamentos para que alunos começassem a treinar em casa, isso é um exemplo de migração digital, ou seja, a adaptação de um negócio tradicional para o digital.
Academias encontraram maneiras de divulgarem seus serviços e a cobrar por eles no mundo virtual, havendo uma transformação digital na empresa, transformação essa que começa nas pessoas - time interno, e passa pelos processos e termina com a prestação de serviço aos clientes.
Este foi apenas um exemplo simples do que é uma migração digital, porque os desafios no mundo virtual mudam a forma como as empresas de todos os segmentos estão acostumadas a fazer negócios, os mesmos desafios de vender, lucrar, pagar e receber, encantar clientes, divulgar, etc, também terão de ser encarados no mundo digital, ao mesmo tempo que o digital possibilita muita praticidade e simplicidade, existe um mundo 'invisível' que faz toda a engrenagem girar de forma eficiente, por exemplo: hoje o empresário que vai migrar para o digital precisa entender um pouco de produção de conteúdo, construção de persona, jornada do usuário, métricas, análise de dados, e outras coisas.
Junto com a migração digital vem uma necessidade de aprendizado de novas rotinas, dinâmicas, ferramentas e a mais importante de todas, a mudança de um novo pensamento e comportamento do usuário, que se comporta diferente no mundo online.
Estatisticamente, essa migração já é uma realidade, com o potencial de ser algo cada vez mais intenso na sociedade. Um estudo feito pela MarketsandMarkets mostrou que o mercado global de transformação digital, avaliado em US$ 469,8 bilhões em 2020, deve atingir US$ 1,010 trilhão até 2025.
Migração digital tem a ver com Transformação Digital
Quando uma empresa migra para o digital, o seu principal intuito deve ser o de continuar servindo seus cliente com os seus produtos e serviços, e transformação digital, acima de tudo tem a ver com pessoas, mesmo que hoje em dia existam milhões de soluções digitais para tudo, as pessoas continuam as mesmas, com os mesmos problemas e necessidades.
Seguindo ainda o exemplo da academia, as pessoas continuaram, continuam e continuarão precisando se exercitar e a cuidar da saúde, concorda? O que mudou foi a forma de fazer isso.
Ir à academia talves tenha ficado no passado para algumas pessoas, hoje existe a tendência das pessoas quererem fazer tudo o que puderem sem precisarem se deslocar, então, se a pessoa pode ter a mesma aula, com o mesmo instrutor da academia sem sair de casa, por qual motivo o aluno vai se dar ao trabalho de sair de casa?
O jeito de fazer tudo mudou, e vários segmentos passaram por essa transformação digital, os bancos, os restaurantes oferecendo deliverys, as escolas com o ensino EAD, as lojas físicas de varejo, hoje vendem online, consultas médicas, atendimentos psicológicos e muitos outros serviços.
As pessoas continuam consumindo, mas agora de uma forma diferente, e o seu negócio precisa urgentemente se adaptar a essa nova realidade e a necessidade dos clientes. Transformação digital é pensar em como facilitar a vida do seu cliente, como oferecer o melhor serviço para ele com um preço justo e com qualidade.
Instrutor de academia, professor no quadro branco e outros profissionais que precisamos num contexto offline, terão agora de adaptar seus conhecimentos e prestar um serviço de forma digital, porém cada vez mais humanizada. Este é um dos desafios quando o assunto é migração digital.
Agora que você entendeu um pouco melhor sobre o que é o conceito de migração digital, conte com a gente para te ajudar nessa migração que é tão urgente para a sua empresa.
Para continuar conhecendo mais sobre o mundo digital, leia este post que explica Como começar a transformação digital da sua empresa com pequenas ações.