top of page

Como começar a vender pela Internet?

  • Foto do escritor: Pri Santos
    Pri Santos
  • 24 de ago. de 2020
  • 5 min de leitura

Atualizado: 10 de set. de 2020



Dar o primeiro passo para o seu negócio começar a vendar no mundo digital, pode ser mais simples e barato do que você imagina, e para te ajudar a iniciar nesta jornada, nós da Tunnel Digital, vamos clarificar algumas questões e te instigar a responder algumas perguntas que são necessárias para que a sua migração digital ocorra da forma mais otimizada possível.


Por que você quer começar a vender na internet?

Essa é a primeira pergunta que deve ser respondida, a sua motivação ao levar o seu negócio do offline para o online vai direcionar toda a sua estratégia. Vender no mundo virtual apenas porque todo mundo vende e todo mundo compra não deve ser a sua principal motivação.

- Quais são os seus objetivos de negócio? Crescer 5% ou 10% ao mês, ao ano?

- O seu negócio físico está indo bem ou está em declínio? Os seus clientes estão pedindo para consumir o que você vende ou faz pela internet?

- O seu custo com ponto físico e outras despesas estão pesando muito no bolso?

- O seu negócio pode migrar para o online sem perder a qualidade e os clientes?

- O seu custo operacional online vai compensar a migração total ou parcial do seu negócio?

Pois bem, só com um objetivo de negócio claro, que nós podemos começar o planejamento de vendas online. Trace metas, objetivos, pesquise por parceiros, fornecedores, estude seu novo mercado e adapte-se para os desafios do mundo online.


O que você vai vender e para quem?

Pense agora que o seu público será expandido, na internet você tem a possibilidade de vender para todo o Brasil e para o mundo. Se no seu ponto físico somente as pessoas da sua região compram e estão satisfeitas, pode ser que na internet ao vender para o seu novo público, o seu produto ou serviço precise de adaptações para satisfazer seus novos clientes.

Quem será o seu novo público no mundo digital? Como o seu novo cliente se comporta antes, durante e após a jornada de compra? Quantos concorrentes a mais a sua empresa vai ter? O que os seus concorrentes vendem? O que os seus clientes pessam a respeito da sua marca e das marcas concorrentes?

Enfim, são perguntas importantes para se fazer para que o seu negócio sobreviva no online e venda por muitos e muitos anos. Só com planejamento e estratégia o seu negócio estará pronto para encarar este novo mundo. Parece muita coisa, mas não se preocupe, porque hoje existem muitas ferramentas que dão acesso as informações que você vai precisar.


Pesquisa de mercado e concorrência

Aprofundando o que já foi escrito acima, você realmente precisa entender que o comportamento do seu cliente no mundo físico pode mudar quando ele vai para internet. Neste mundo ele exige rapidez, qualidade, eficiência, breve resolução de problemas, etc.

Então como saber se o que você oferece é ou não competitivo e atrativo? Olhando para os concorrentes e se balizando de acordo com o que eles fazem de melhor ou principalmente pelo que os seus concorrentes não fazem, aí pode surgir para você uma boa oportunidade de diferenciação e fidelização dos seus clientes. Fique de olho nos seus concorrentes para fazer melhor do que eles fazem.


Escolha uma plataforma para vendas

Aqui vem uma boa notícia! Dependendo do tamanho do seu negócio e do tamanho do público que você consegue atender, você pode começar vendendo pelo instagram e facebook, que possuem ferramentas de vendas gratuitas. As redes sociais e marketplaces são um ótimo lugar para venda e divulgação.

Já se o seu negócio for maior, com mais estrutura, você pode contratar plataformas de gestão de vendas, nelas, você personaliza a sua loja virtual com a identidade visual da sua marca, configura opções de pagamento e logística e tem muitas boas opções para você começar a vender pela internet de forma barata e simples de usar.

Também é importante estudar qual é a melhor opção para o seu negócio começar, estar em um marketplace ter seu próprio e-commerce, além disso, é bom pensar em quantos e quais canais você pode vender e atender seu novo cliente.


Pense na logística

É muito legal saber que você pode ter clientes no Brasil todo, mas você tem que pensar em como gerir tudo isso, a logística é uma das partes mais importantes na hora de se vender na internet.

Algumas coisas devem ser levadas em consideração na hora de fazer um envio pelos correios, como o peso do produto, taxa de envio, quanto tempo o seu cliente está disposto a esperar pelo produto, qual volume de entregas por dia e para quais regiões a sua empresa consegue lidar, enfim, são apenas atividades que fazem parte da rotina de qualquer negócio que venda pela internet.

Você também pode pensar na gestão de estoque e como todo o processo de venda, desde a divulgação do seu produto até quando ele é recebido pelo seu cliente, tudo tem que estar girando bem nessa engrenagem.


Relacionamento e Marketing

O bom da internet é que tudo pode ser medido: número de cliques, visualizações, páginas mais acessadas, produtos mais pesquisadas, abandono de carrinho, vendas, também dá para saber qual é o perfil do seu público e do que ele mais gosta, dentre outras coisas, então vender no mundo virtual ao mesmo tempo que ficou mais fácil, exige que os seus profissionais dominem muitas técnicas e tenham conhecimentos nas áreas que envolvem todo o processo de vendas.

Quando falamos em relacionamento com o cliente, a internet é a sua principal alidada, porque ela vai te ajudar a descobrir como o seu cliente é do que ele gosta, afinal quando você conhece o seu cliente, você começa a se comunicar de uma forma que ele goste de ouvir o que a sua marca tem a dizer.

Quando este trabalho de comunicação com o seu cliente é estruturado de forma consistente e inteligente, a sua marca está fazendo um trabalho de relacionamento, ao se comunicar com os clientes do jeito certo, no momento certo e com uma mensagem relevante para ele.

Contrate profissionais de marketing digital para te ajudar a estruturar a comunicação da sua empresa, e isso é importante para que a sua marca não caia no esquecimento.


E então? O que achou desses passos para começar a vender na internet? A internet é um mundo quase infinito com muitas possibilidades, quanto mais você conhecer e dominar este ambiente melhores serão os seus resultados de negócio.

Se você precisa de uma mãozinha para começar, entre em contato com a gente, nós vamos juntos transformar o seu negócio tradicional em digital. Vem com a gente! Entre no Tunnel da Transformação digital e chegue até o lugar desejado no digital.



Comments


bottom of page